top of page

Arquitetura no Centro de Vitória da Conquista

Foto do escritor: Iuri BritoIuri Brito

Daniel sena, Jaiane Rios, Heloísa Amorim, Maria Luísa Silveira


O trabalho se concentra nas construções históricas e na arquitetura do centro de Vitória da Conquista, que juntas narram a história da cidade e sua fundação. Ao passear pelos diversos tipos de arquitetura que compõem o visual da Praça Tancredo Neves e seus arredores, é possível ver esse conjunto como um cartão-postal da cidade.


Essas construções desempenharam um papel importante na história local, abrigando pessoas de destaque ao longo dos anos. Hoje, muitos desses prédios funcionam como museus, outros abrigam diferentes tipos de atividades, enquanto alguns continuam operando como faziam desde sua inauguração.


Na praça central, é comum ver pessoas caminhando, seja em direção a algum lugar, seja parando para admirar a exuberância da paisagem, que contrasta fortemente com as áreas a apenas 50 metros dali. Algumas casas estão fechadas, impossibilitando a entrada, mas ainda assim, sua arquitetura e os detalhes, muitas vezes despercebidos em meio ao fluxo de carros e pedestres, chamam a atenção. Outras estão abertas ao público, como museus, mas ao visitá-las, nota-se o vazio e o silêncio – um dos poucos que encontramos no centro da cidade. Essas casas, que um dia foram lares de famílias, agora são apenas construções em meio a órgãos públicos e espaços de maior movimento. Algumas, inclusive, mudaram completamente sua função para atender a novas demandas. Em meio a tudo isso, a belíssima Catedral de Nossa Senhora das Vitórias se destaca, resistindo ao tempo e às mudanças ao seu redor.  


As pessoas correm, os carros passam, o tempo avança, mas as grandes construções, com seu valor histórico, permanecem. A partir delas, conseguimos observar a correria da vida. Fomos capturados por essa dinâmica e, com o auxílio das câmeras, registramos a beleza e a imponência da arquitetura que perdura.



bottom of page